A princípio muitos candidatos se deparam co o seguinte problema: perdi a convocação do concurso e agora? É normal o candidato se sentir frustrado e preocupado quando algo tão importante como a convocação em um concurso público passa despercebido.
Contudo, é fundamental que o candidato não desanime e tome providências imediatas para resolver essa situação porque na maioria dos casos existe solução, conforme será explicado abaixo.
Isso porque, as etapas de um concurso público são regidas por leis e regulamentações específicas, e muitas vezes é necessário contar com o apoio de um advogado especializado na área para orientação e auxílio.
Assim, contratar um advogado competente é a solução ideal para lidar com as implicações jurídicas, sobretudo naqueles casos em que o candidato se vê com o seguinte problema: perdi o prazo para convocação – o que fazer?
Perdi a convocação do concurso e agora? Saiba como resolver o problema.
Um advogado especialista em concurso público poderá analisar minuciosamente o edital do concurso em questão e verificar se há alguma brecha legal que possa permitir a inclusão tardia do candidato.
Logo após, se for o caso, o advogado irá imediatamente tomar as medidas cabíveis para que o candidato seja reconvocado.
Nesse contexto, o advogado irá orientar o candidato sobre os prazos e procedimentos necessários para apresentar sua defesa administrativa ou promover uma ação judicial.
Outrossim, é importante ressaltar que cada caso é único e requer uma abordagem individualizada.
Em sendo, um advogado experiente poderá avaliar sua situação específica, considerando todos os aspectos legais envolvidos e oferecer a melhor estratégia.
Não perca tempo, porque ele é um ativo muito importante nessas situações.
Não deixe que a sensação de desamparo tome conta. Lembre-se de que existem profissionais capacitados a ajudá-lo de forma assertiva como é o caso do Dr. Victor Ganzella e da equipe do Gundim & Ganzella Advogados.
A rigor, contratar um advogado especializado no seu problema é o primeiro passo para buscar seus direitos e pode sem dúvidas ser a ponte entre você e o cargo público.
Perdi a convocação do concurso e agora? Saiba as principais situações em que é possível solucionar o problema.
Perdi o prazo de convocação do concurso e agora? A reconvocação do candidato é um direito dele, segundo o entendimento da justiça.
É o que ocorre quando a distância de tempo é grande entre a última fase do concurso que o candidato prestou e a convocação dele.
A exemplo, suponhamos que o candidato tenha realizado a prova dissertativa e, passado mais de um ano, não viu a convocação para uma nova fase.
Igualmente, suponhamos que o candidato aprovado no concurso não viu a convocação para tomar posse do cargo.
Nesse sentido, observa-se que a existência de um longo lapso temporal entre uma fase do concurso e outra é um dos pontos cruciais para reverter a perda da convocação para o concurso.
Preste atenção nos detalhes.
O Poder Judiciário tem o entendimento no sentido de que a convocação nesses casos (longo lapso de tempo) é ilegal quando feita apenas por Diário Oficial e/ou e-mail.
No caso do e-mail, não pode ter havido confirmação do recebimento por parte do candidato.
Nessa esteira, o entendimento da Justiça é que nesses casos a organização do concurso deveria tomar providências para realizar a convocação de maneira pessoal do candidato.
E o que é convocação de maneira pessoal? O entendimento majoritário é que é a convocação feita por meio de ligação telefônica ou correspondência com aviso de recebimento.
Grande probabilidade de êxito.
Esses são casos emblemáticos e através de um processo judicial o Gundim & Ganzella Advogados tem conseguido em 99% dos casos resolver o problema dos candidatos.
Significa dizer que candidatos que já haviam perdido a esperança de obter o sonhado cargo público conseguiram mudar de vida positivamente.
Logo, perdi a convocação do concurso e agora? Entre em contato com um advogado especializado em concursos públicos.
Por derradeiro, o Gundim & Ganzella está pronto para lhe oferecer toda a assistência necessária para que você possa se recolocar no concurso.